sábado, 22 de agosto de 2009

Circuito das artes


13a EDIÇÃO 2009
CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO

Um jardim de talentos faz novamente o bairro florescer.

Em 1998, quando o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrindo os ateliês do bairro para visitação, já nasceu com vocação para o sucesso.

Com a coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, reunindo artistas que compartilhavam do fato de seus ateliês e estúdios serem vizinhos do magnífico jardim que leva este nome, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no mundo das artes e uma peça insubstituível no calendário cultural do Rio.

Em 2009 se realizará a 13a edição do Circuito que acontecerá em dois finais de semana nos dias 22 e 23 ,29 e 30 de agosto . Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também, palestras, apresentações de esquetes teatrais, de poesia e música, confirmando a vocação do circuito de englobar não somente as artes plásticas, mas toda e qualquer manifestação artística.
Um evento que a cada ano evolui em qualidade, abrangência e dimensão, como se o oxigênio, o verde e a tranqüilidade do Jardim Botânico fornecessem a inspiração para que esta idéia pudesse crescer.

Durante os 4 dias de abertura dos ateliês, o 13o Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 90 artistas , num total superior a 45 ateliês e estúdios que estarão abertos de 12hs ás 21hs, e um volume de obras de artes que ultrapassa 10.000 peças de altíssima qualidade. O publico contará também, com workshops que acontecerão nos ateliês entre os dias 24 a 28 de agosto .
Os artistas estarão expondo pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis ,cerâmica, fotografia, desenho, design de jóias, instalações , objetos contemporâneos, tecidos exclusivos para decoração e vestuário, papier mâché, moda, peças utilitárias e acessórios.

Este ano, devido a grande aceitação, daremos continuidade ao Circuito Gastronômico que chega a sua 4 a edição. O Circuito Gastronômico consiste em roteiro , workshops nos próprios restaurantes, degustação, palestras e contará com a presença dos chefs de cozinha dos restaurantes que participarão desse evento.

Contamos com a presença de dois ícones do bairro da beleza e das artes O Jardim Botânico do Rio de Janeiro que oferecerá visitas guiadas e exposições e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage completamente revitalizada .

Desde o início do Circuito, buscávamos uma oportunidade de agregar ao evento um lado social e comunitário. Uma forma de proporcionar uma porta de entrada para a arte e a cultura para quem mais precisa. E finalmente encontramos o caminho para levar este objetivo adiante. O evento estará prestando à Casa Maternal Mello Mattos um serviço voluntário através dos artistas no campo sócio artístico educacional na intenção de levar para as crianças e adolescentes de baixa renda desta instituição uma visão mais abrangente no setor artístico e cultural. Será uma semana de workshops de pintura, desenho, cerâmica etc .

Ainda dentro do tema crianças, O Circuito de 2009 terá pela primeira vez o CIRCUITINHO com oficinas de arte dedicadas exclusivamente ao público infantil, para estimular, integrar e interessar essa turminha no mundo da cultura e de todas expressões artísticas.

Com um número sempre crescente de freqüentadores, o evento prevê este ano a visitação de mais de 17.000 pessoas interessadas em arte, cultura e gastronomia nesses dois finais de semana. O Circuito que já se tornou uma tradição reafirmando de forma cada vez mais consistente a identidade de um bairro realmente voltado para as artes, com a adesão em número cada vez maior de artistas de expressão e da participação de um público cada vez mais volumoso, movimentando significativamente o ambiente de arte e cultura no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: